O
crescente interesse pelo Brasil e as discussões sobre o conteúdo local foram
aspectos ressaltados pelo público que participou da OTC 2012 – Offshore
Technology Conference, realizada em Houston, EUA, no início do mês. O
consultor da Plugar (www.plugar.com.br), Luciano Gonçalves, acompanhou a feira e descreve suas impressões.
Pela estimativa dos organizadores, a edição deste ano reuniu cerca de 2.500
expositores de aproximadamente 46 países.
Com
as reservas do pré-sal elevando o Brasil à 8ª colocação no ranking de países
com as maiores reservas mundiais de petróleo, o que se
viu nos corredores da
OTC 2012 foi o Brasil na boca de muitas empresas estrangeiras. “Algumas,
inclusive, contavam com representantes brasileiros em seus stands para atender
ao público em geral”, explica Gonçalves.
“Encontramos
um pavilhão do Brasil muito movimentado, com mais de 30 representantes
nacionais, entre associações, instituições e empresas privadas. Nele estava
também a missão do ProInter - Programa de Internacionalização da Cadeia
Produtiva de Petróleo e Gás (conduzido pelo SEBRAE/RJ), que levou 42 empresas
brasileiras, apoiando-as no planejamento, prospecção e abordagem comercial, e
se mostrando muito integrada com o evento” relata o consultor da Plugar.
Para
Gonçalves, “nos bastidores, temas como Conteúdo Local e o impacto sobre a
indústria offshore estão ganhando peso”. Por isso, assume importância
maior o Workshop sobre Certificação de Conteúdo Local nos Empreendimentos de Exploração
e Produção de Petróleo e Gás no Brasil, que a ONIP vai realizar este mês. “Lá
serão apresentados mecanismos de obtenção da certificação, bem como debatidos
desafios e as oportunidades ligadas ao tema, em função das atuais regras da
ANP”, conclui.
Presença
da Plugar na OTC
A
Plugar Informações Estratégicas participou da OTC 2012 visando ampliar o seu
entendimento sobre o mercado, para agregar maior valor aos seus clientes em
O&G, tanto de empresas brasileiras como de empresas estrangeiras com atuação
no Brasil.
“Entendemos
que as empresas da cadeia de valor da indústria de petróleo e gás devem fazer
uso de insumos, análises e ferramentas específicas para apoiar seus processos
de decisão, proporcionando maior grau de acerto, bem como vantagem competitiva
no mercado. Para tanto, elas devem buscar um modelo de atuação onde se
concentrem na complexa natureza de seus negócios, deixando a inteligência e o
apoio informacional com uma empresa parceira especialista no assunto”, explica
o consultor da Plugar, Luciano Gonçalves.
A Plugar Informações Estratégicas S/A (www.plugar.com.br) é o
único full service provider de Inteligência Competitiva do Brasil. Com
unidades nos estados de SP, RJ e RS possui mais de 120 clientes em vários
segmentos econômicos. Atuando há mais de 15 anos no mercado de
inteligência competitiva, a empresa conta com áreas de consultoria, tecnologia,
educação e serviços de Inteligência e monitoramento de mercado, e se destaca
pelo contínuo investimento em inovação e desenvolvimento de soluções em IC que
atendam seus clientes.
fonte: Marcelo Toledo – MTb 31.831
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